Publicidade

header ads

COLISÃO ENTRE AERONAVES NO FESTIVAL AÉREO EM BEJA VITIMA PILOTO ESPANHOL

Aeronave participavam no festival Beja AirShow na Base Aérea N.º 11. Acidente causou morte de piloto espanhol e um ferido.

Uma colisão entre duas aeronaves que participavam no festival Beja AirShow na Base Aérea N.º 11, seguida de despenhamento, causou a morte de um piloto espanhol e ainda um ferido.

“Infelizmente a patrulha Yakstar, que é uma patrulha civil constituída por pilotos espanhóis e portugueses, por acidente, apresenta o que temos hoje, que é uma vítima mortal. É um acidente trágico. A vítima é espanhola”, afirmou o ministro da Defesa, Nuno Melo, na tarde deste domingo.

“A minha palavra de lamento à Força Aérea e os meus sentimentos à família do piloto espanhol falecido”, acrescentou o ministro, adiantando que tem indicação do Chefe de Estado Maior da Força Aérea que “haverá averiguação a este acidente para se perceber razão e apurar todas as responsabilidades”. Sobre o ferido, disse não ter informação.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Força Aérea, que organiza o evento, indicou que o acidente, envolvendo duas aeronaves, ocorreu às 16:05, durante uma demonstração aérea na periferia daquela cidade alentejana.

Os meios de socorro no local estão a prestar ajuda de emergência e o plano de segurança estabelecido foi imediatamente accionado, limitou-se a adiantar a Força Aérea.

Contactado pela Lusa, o comandante dos Bombeiros de Beja, Pedro Barahona, referiu que as duas aeronaves colidiram no ar, antes do despenhamento.

Imagens do acidente divulgadas pela CMTV mostram uma das aeronaves de um grupo de seis a cair na vertical e a despenhar-se causando uma forte explosão, enquanto outra atinge o solo na horizontal.

De acordo com a Protecção Civil, há um morto e um ferido confirmados. O festival aéreo foi cancelado.